Cidades & Região / Mato Grosso do Sul
Riedel lidera disputa pelo Governo de MS, aponta pesquisa
Levantamento do Instituto Ranking mostra governador à frente na espontânea e com ampla vantagem no cenário estimulado para 2026
Da Redação
O governador Eduardo Riedel (PP) aparece na liderança da disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026, conforme pesquisa registrada sob os números MS-09026/2026 e BR-04089/2026. O levantamento foi realizado pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência entre os dias 5 e 10 de abril, com 2.000 moradores de 30 municípios do Estado, com 16 anos ou mais, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Eduardo Riedel lidera cenários espontâneo e estimulado para o Governo de MS, segundo pesquisa do Instituto Ranking - Foto: Reprodução
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem sem acesso prévio aos nomes dos possíveis candidatos, Eduardo Riedel lidera com 22% das intenções de voto. Em seguida aparecem o ex-deputado federal Fábio Trad (PT), com 8,2%, e o deputado estadual João Henrique Catan (Novo), com 3,8%. Mais atrás estão o ex-senador Delcídio do Amaral (PRD), com 1,8%, Renato Gomes (DC), com 0,6%, Jefferson Bezerra (AGIR), com 0,4%, e Lucien Rezende (PSOL), com 0,2%. Nesse cenário, 23,4% disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 38,2% não souberam ou não responderam.
No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Riedel amplia a vantagem e alcança 43% das intenções de voto. Fábio Trad aparece em segundo lugar, com 19,4%, seguido por João Henrique Catan, com 8%, Delcídio do Amaral, com 6,2%, Renato Gomes, com 3,2%, Jefferson Bezerra, com 1,4%, e Lucien Rezende, com 0,6%. Ainda nesse recorte, 9% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 9,2% não souberam ou não responderam.
Os dados reforçam a dianteira de Eduardo Riedel tanto no voto espontâneo quanto no estimulado, consolidando o governador como principal nome neste momento da corrida eleitoral em Mato Grosso do Sul.
No levantamento de rejeição estimulada, Delcídio do Amaral aparece na primeira posição, com 16,4%, seguido por Lucien Rezende, com 14,6%, e Fábio Trad, com 12,8%. João Henrique Catan registra 10%, enquanto Eduardo Riedel soma 8%. Renato Gomes aparece com 6,2% e Jefferson Bezerra com 4%. Além disso, 13% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, e 17% não souberam ou não responderam.
Em outra sondagem divulgada pelo mesmo instituto no mesmo dia, Eduardo Riedel também registrou 71% de aprovação administrativa, o que ajuda a contextualizar seu desempenho eleitoral neste momento. Essa relação entre avaliação de governo e intenção de voto é uma inferência jornalística possível a partir dos dois levantamentos divulgados em paralelo.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!









