Brasil reencontra Japão na Copa com retrospecto favorável, mas já conhece derrota histórica

Seleções se enfrentam novamente no Mundial após 20 anos

Luis Gustavo, Da Redação


A Seleção Brasileira terá pela frente o Japão na fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026, em um confronto que carrega um histórico de amplo domínio brasileiro, mas também uma lembrança recente que mudou a história do duelo. 

 

Durante décadas, o Brasil manteve vantagem absoluta contra os japoneses. Antes do encontro mais recente, eram 13 partidas disputadas, com 11 vitórias brasileiras e dois empates. A superioridade também aparecia nos gols: a equipe brasileira havia marcado 35 vezes e sofrido apenas cinco. 

 

O único confronto entre as seleções em Copa do Mundo aconteceu em 2006, na Alemanha. Na ocasião, o Brasil venceu por 4 a 1, em partida da fase de grupos, com destaque para a geração liderada por nomes como Ronaldo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho. 

 

A história ganhou um novo capítulo em 2025, quando o Japão conseguiu sua primeira vitória sobre a Seleção Brasileira. Em amistoso disputado em Tóquio, os brasileiros abriram 2 a 0, mas sofreram a virada e perderam por 3 a 2, resultado que encerrou o tabu japonês. 

 

Agora, o reencontro acontece em cenário diferente: vale vaga na próxima fase da Copa do Mundo. O Brasil chega com a tradição de cinco títulos mundiais e um retrospecto positivo, enquanto o Japão tenta repetir o feito histórico e avançar no torneio. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários