Agenda em Batayporã reúne Prefeitura e Governo do Estado com investimentos em saúde, habitação e infraestrutura

Implantação da sala de Raio-X Digital, entrega de veículos para a Saúde, autorização para contratação das bases do Lote Urbanizado e abertura da 45ª Festa do Sereno marcaram a programação

Ascom/PMB


A Prefeitura de Batayporã integrou, nesta sexta-feira (26), agenda institucional do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul voltada às áreas de saúde, habitação, infraestrutura e saneamento. As atividades reuniram o governador Eduardo Riedel, o prefeito Germino Roz, o vice-prefeito Cacildo Paião, secretários municipais, vereadores, senador Nelson Trad Filho, os deputados estaduais Lia Nogueira, Renato Câmara, Roberto Hashioka, Pedro Caravina e demais autoridades.

Entre os principais destaques esteve a supervisão da implantação da sala de raio-X digital do Pronto Socorro Municipal. O serviço vem sendo estruturado pela Prefeitura de Batayporã, com apoio do Governo do Estado.

Para viabilizar o funcionamento da unidade, a Administração Municipal investiu na elaboração do projeto, adequação da estrutura física e aquisição de equipamentos complementares, somando R$ 24.120,00 já aplicados. Também estão em andamento os processos para aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com investimento estimado em mais de R$ 10 mil, e do sistema de emissão de laudos, orçado em mais de R$ 100 mil. A Prefeitura ainda providencia a contratação de empresa especializada para o monitoramento individual de radiação e finaliza o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação dos técnicos que atuarão na unidade.

Como contrapartida do Estado, foi disponibilizado o equipamento de raio-X digital, com investimento aproximado de R$ 205 mil. Com a conclusão das etapas técnicas e administrativas conduzidas pelo município, o serviço passará a integrar a rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de diagnóstico por imagem oferecida à população.

Agenda em Batayporã reúne Prefeitura e Governo do Estado com investimentos em saúde, habitação e infraestrutura - Fotos: Prefeitura de Batayporã

Ainda na área da saúde, a Prefeitura de Batayporã entregou três veículos Chevrolet Spin, com capacidade para sete passageiros, destinados ao transporte de pacientes. Os automóveis foram adquiridos com recursos próprios do município, provenientes da devolução de duodécimo pela Câmara Municipal e de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Pedro Caravina.

Na área habitacional, o Governo do Estado autorizou a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) a promover a contratação da empresa responsável pela execução de 42 bases do Programa Lote Urbanizado, no Loteamento Gracinda da Costa Oliveira. O investimento previsto supera R$ 849 mil e dará continuidade à política habitacional desenvolvida em Batayporã.

A agenda também contemplou a entrega das obras de pavimentação e drenagem nos bairros Residencial Antônio Olímpio Pinheiro e Vila Maria Gonçalves da Silva, além da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e da implantação de um reservatório de água com capacidade para 450 metros cúbicos. Durante a programação, as autoridades acompanharam ainda a supervisão de obras estaduais em execução no município, entre elas a pavimentação da MS-276 e a implantação do sistema de drenagem para controle de enchentes Lagoa do Sapo.

Para o prefeito Germino Roz, a agenda demonstra a atuação integrada entre Estado e município para a viabilização de investimentos em diferentes áreas. "Batayporã tem contado com esse apoio para avançar em demandas importantes da população. São investimentos que exigem planejamento e cooperação entre os entes públicos, e essa parceria tem permitido ampliar serviços, executar obras e dar continuidade aos projetos que o município vem desenvolvendo."

O governador Eduardo Riedel destacou a atuação da administração municipal na busca por soluções para Batayporã. "O prefeito Germino tem apresentado as demandas de Batayporã com muita dedicação, buscando soluções para o município. Quando Estado e Prefeitura trabalham de forma alinhada, quem ganha é a população."

Encerrando a programação, autoridades e comunidade participaram da abertura oficial da 45ª Festa do Sereno, promovida pela Prefeitura de Batayporã no Recinto Diego Sanches Marchi, que iniciou com o show da dupla Fernanda e Sorocaba.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários