Anvisa proíbe marcas de azeite e de doces por irregularidades; veja quais são

Agência vetou azeite de oliva extra virgem San Oliveto e todos os doces da marca Fatti a Mano

Da Redação


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nessa quarta-feira (22), a comercialização do azeite de oliva extra virgem da marca San Oliveto e de todos os doces produzidos pela marca Fatti a Mano.

As determinações foram publicadas na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União e abrangem diferentes etapas da cadeia de produção e comercialização dos produtos.

Azeite teve origem considerada desconhecida

No caso do azeite San Oliveto, o produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração, teste utilizado para avaliar características relacionadas à identidade e à qualidade do óleo.

Segundo a Anvisa, a origem do azeite também foi considerada desconhecida. Com a decisão, ficam proibidas a importação, distribuição, divulgação, comercialização e utilização do produto.

Doces eram fabricados sem regularização

A agência também proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os doces da marca Fatti a Mano.

De acordo com a Anvisa, os produtos não possuem regularização junto ao órgão competente e são fabricados por um estabelecimento sem licença sanitária.

A medida atinge os seguintes produtos:

  • cocada branca;
  • cocada com maracujá;
  • doce de leite;
  • doce de leite com coco;
  • palha italiana;
  • doce de jaca;
  • beijinho;
  • pé de moleque;
  • Fatticoco, produzido com leite e coco;
  • pé de moça;
  • brigadeiro.

As decisões têm alcance nacional e devem ser observadas por fabricantes, distribuidores, estabelecimentos comerciais e plataformas responsáveis pela divulgação ou venda dos produtos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários