Dois indígenas armados com facas assaltaram um taxista no final da tarde dessa quinta-feira (22) e um deles acabou preso pela Polícia Militar ao ser reconhecido pela vítima, na manhã dessa sexta (23) em Amambai.
O assalto aconteceu durante uma corrida. Segundo o taxista, de 39 anos, residente em Amambai, ele teria recebido um telefonema de um amigo, que tem um sítio nas proximidades da cidade, informando que havia em sua propriedade um indígena com algumas compras precisando de um táxi.
O taxista se deslocou até o sítio e encontrou Izaias Sanches, de 27 anos, morador na Aldeia Amambai, em Amambai, que, segundo a vítima, teria pedido para levá-lo até um determinado ponto dentro da reserva indígena, que é uma das maiores da região de fronteira e abriga em torno de 7 mil índios da etnia guarani-kaiowá.
Segundo o taxista, ao se deslocarem por uma estrada vicinal em direção a aldeia, ao passar por outro índio que seguia a pé, Izaias Sanches teria relatado que era seu irmão e pedido para parar o táxi para levá-lo junto. O que a vítima não sabia é que os indígenas já estavam combinados para praticar o assalto.
De acordo com o taxista, ao chegarem em determinado ponto da aldeia, os indígenas teriam sacado das facas e anunciado o assalto. O índio que estava no banco de trás do carro teria encostado a faca no pescoço da vítima e sob constantes ameaças, começado a pedir dinheiro.
Depois de passar por momentos de tensão nas mãos dos assaltantes, o taxista foi liberado e os marginais fugiram levando cerca de R$ 500 reais em dinheiro que tinha na carteira da vítima.
Índio foi preso quando gastava a “grana” roubada em mercado
O acusado, Izaias Sanches, foi preso depois de ter sido reconhecido pela própria vítima enquanto fazia compras com o dinheiro roubado em um mercado no centro da cidade, em Amambai.
Segundo taxista, depois de registrar o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil em Amambai, relatando o assalto, ele e a família foram até um supermercado do centro da cidade fazer compras, foi quando se deparou com o assaltante.
Diante da situação o taxista acionou a Polícia Militar que realizou a prisão do indígena, que, além do taxista, também teria sido reconhecido pelo sitiante que havia chamado o táxi no dia anterior.
Após ser reconhecido, Izaias, que já foi preso e cumpriu pena em Amambai por furto de bicicleta, confessou o assalto, contou detalhes da ação criminosa e delatou seu comparsa no crime.
Ele foi indiciado em inquérito policial pelo crime de roubo e liberado para responder o processo em liberdade.
Segundo a Polícia Civil a liberação aconteceu tendo em vista que o acusado não estava mais em situação de flagrante como prevê a legislação.
Apesar do susto, além de prejuízo financeiro, já que parte do dinheiro roubado pelos indígenas não foi recuperado pela polícia, o taxista sofreu apenas um pequeno ferimento no pescoço provocado pela faca usada por um dos assaltantes. (A Gazeta News)
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






