Cidades & Região / Mato Grosso do Sul
MS vence prêmio nacional com programa de combate à pobreza
Iniciativa “Sem Deixar Ninguém Para Trás” foi reconhecida pelo CLP em edição recorde, com 403 políticas públicas inscritas de 23 estados
Da Redação
Mato Grosso do Sul conquistou, nesta quinta-feira (27), o Prêmio Excelência em Competitividade 2026, concedido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O reconhecimento foi obtido com a iniciativa “Sem Deixar Ninguém Para Trás”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) para ampliar a proteção social e reduzir a extrema pobreza.
Leia também
| MS disputa prêmio nacional com programa de combate à pobreza
A premiação ocorreu durante o lançamento da 15ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados e da 7ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, na Casa Natura Musical, em São Paulo.
A edição deste ano registrou recorde de participação, com 403 iniciativas de 23 estados. Após avaliação de uma banca técnica, seis políticas públicas chegaram à etapa final. Mato Grosso do Sul foi o único representante do Centro-Oeste entre os finalistas.
Este é o quarto ano consecutivo em que o Estado chega à final da premiação e a terceira vitória no período. Em 2023, Mato Grosso do Sul venceu com o Contrato de Gestão; em 2024, foi finalista com o Centro de Inteligência GOVMS; e, em 2025, conquistou o prêmio com o MS Ativo Municipalismo.
Extrema pobreza cai de 2,7% para 1,6%
A iniciativa premiada integra programas como Mais Social, Energia Social, Cuidar de Quem Cuida e MS Supera, associando assistência imediata às famílias em situação de vulnerabilidade a políticas voltadas à geração de autonomia e inclusão social.
A estratégia de busca ativa alcançou os 79 municípios e utilizou o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para localizar famílias que ainda estavam fora da rede de proteção.
Segundo os dados apresentados pelo Governo do Estado, entre 2022 e 2024, a taxa de extrema pobreza em Mato Grosso do Sul caiu de 2,7% para 1,6%. No mesmo período, a parcela da população em situação de pobreza recuou de 23% para 17,7%, resultado que representa 44,6 mil pessoas deixando essa condição em dois anos.
Com os indicadores, Mato Grosso do Sul passou a ocupar a posição de terceiro estado com menor taxa de extrema pobreza do Brasil.
O governador Eduardo Riedel afirmou que o programa combina desenvolvimento econômico, geração de emprego, qualificação e políticas sociais.
“O programa tem por objetivo a erradicação da pobreza extrema a partir de premissas que envolvem diversas políticas públicas. A primeira é a condição do Estado crescer, se desenvolver, gerar oportunidade de emprego e renda. A segunda é a qualificação da educação para que essa oportunidade seja abraçada por todos”, declarou.
Busca ativa identifica famílias fora da rede
A secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, destacou que uma das principais estratégias foi localizar os chamados “invisíveis sociais” — pessoas que atendiam aos critérios para receber benefícios, mas não estavam inseridas nos programas de assistência.
Segundo ela, diferentes bases de dados foram cruzadas para identificar inclusive moradores que não constavam no CadÚnico. A partir do mapeamento, equipes passaram a realizar busca ativa nas regiões consideradas mais vulneráveis.
Além da inclusão nos programas sociais, o acompanhamento passou a considerar indicadores relacionados à vacinação, escolarização e acesso à saúde.
Estado soma três vitórias em quatro anos
Para o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, a presença recorrente de Mato Grosso do Sul entre os finalistas demonstra a consolidação de políticas públicas com resultados mensuráveis.
“Eu digo que o Governo do Mato Grosso do Sul é uma grande fábrica de políticas que dão certo e que mudam indicadores no Ranking, seja de saúde, de educação ou de segurança”, afirmou.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também destacou a utilização de indicadores, planejamento e dados na política sul-mato-grossense de enfrentamento à pobreza extrema.
Além de Mato Grosso do Sul, foram reconhecidos nesta edição o Programa MEI RS Calamidades, do Rio Grande do Sul, e o Programa Parceiro da Escola, do Paraná.
MS avança em indicadores de competitividade
Os dados do Ranking de Competitividade 2026 também apontam avanços de Mato Grosso do Sul em diferentes áreas.
A solidez fiscal apresentou uma das maiores evoluções, com avanço de seis posições. Na eficiência da máquina pública, o Estado alcançou o 5º lugar nacional, além de aparecer em primeiro lugar no indicador de equilíbrio de gênero no emprego público estadual.
Na área de segurança pública, Mato Grosso do Sul avançou três posições. Em infraestrutura, a qualidade das rodovias aparece como a segunda melhor do País, enquanto o indicador de backhaul de fibra óptica ocupa a quinta posição nacional.
O Estado também aparece em 2º lugar nacional em capital humano pelo segundo ano consecutivo, além de liderar esse indicador entre os estados do Centro-Oeste. Em sustentabilidade social, permanece na oitava colocação nacional, com evolução em indicadores relacionados à desigualdade de renda, saneamento básico e mortalidade materna e infantil.
Trajetória no prêmio
- 2023: vencedor com o Contrato de Gestão, após mais de 150 políticas inscritas.
- 2024: finalista com o Centro de Inteligência GOVMS, em edição com 292 iniciativas.
- 2025: vencedor com o MS Ativo Municipalismo, entre 333 políticas inscritas.
- 2026: vencedor com “Sem Deixar Ninguém Para Trás”, em edição recorde com 403 iniciativas.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





