A Polícia Militar, por meio da equipe de Ronda Escolar do 8º Batalhão de Polícia Militar, participou, na manhã de segunda-feira (31), da 1ª Reunião de Constituição do Comitê Intersetorial de Busca Ativa Escolar, realizada na Central de Conselhos de Nova Andradina.
O encontro marcou o início da estruturação de um fluxo permanente de atuação conjunta para enfrentar situações de infrequência, faltas reiteradas, abandono e evasão escolar na Rede Municipal de Ensino.
A reunião contou com representantes de diferentes setores envolvidos na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A proposta é fortalecer a integração entre os órgãos e estabelecer estratégias para identificar, acompanhar e buscar soluções para casos que possam comprometer a permanência dos estudantes nas escolas.
A participação da Ronda Escolar faz parte das ações preventivas desenvolvidas pela Polícia Militar junto à comunidade escolar e contribui para o fortalecimento da rede de proteção e para a garantia do direito à educação.
A iniciativa também reforça a importância da atuação integrada entre família, escola e órgãos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes, especialmente na prevenção do abandono e da evasão escolar.
Em situações que envolvam risco à integridade ou à segurança de crianças e adolescentes, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190.