Detran-MS permite escolher quais multas pagar no licenciamento de veículos

Atualização da Guia Flex dá autonomia aos motoristas para decidir se antecipam o pagamento de infrações ainda não vencidas; serviço está disponível no portal, aplicativo e WhatsApp

Luis Gustavo, Da Redação


Os motoristas de Mato Grosso do Sul passaram a ter mais autonomia na hora de realizar o licenciamento de veículos. Desde o dia 13 de outubro, a atualização da Guia Flex do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) permite que o cidadão escolha se deseja incluir no pagamento as multas que ainda estão dentro do prazo de vencimento.

 

Com a mudança, a inclusão dessas infrações deixa de ocorrer automaticamente e passa a ser facultativa. Dessa forma, o motorista pode decidir, no momento da emissão da guia, se prefere antecipar o pagamento dos valores ou quitá-los posteriormente.

 

A novidade está disponível no portal do Detran-MS, no aplicativo Meu Detran e pelo WhatsApp, permitindo que os usuários realizem o procedimento sem precisar comparecer pessoalmente a uma unidade do órgão.

 

Segundo a gerente da Agência Regional do Detran-MS de Campo Grande, Juliana Castro, a atualização amplia a autonomia dos cidadãos na administração de seus débitos.

 

A medida também faz parte do processo de transformação digital do órgão, com o objetivo de oferecer mais praticidade e permitir que o usuário escolha tanto o canal de atendimento quanto as pendências que deseja quitar antecipadamente.

Canais digitais ampliam atendimentos

Os serviços digitais do Detran-MS têm sido cada vez mais utilizados pelos motoristas, oferecendo alternativas para resolver pendências de maneira rápida e sem a necessidade de deslocamento até uma agência.

 

Entre janeiro e setembro de 2026, a assistente virtual Gloria realizou 124.984 atendimentos pelo WhatsApp. A emissão da Guia de Licenciamento foi o serviço mais procurado, representando 33,6% de todas as interações registradas no período.

 

A ampliação das funcionalidades digitais busca facilitar o acesso aos serviços e reduzir a burocracia no atendimento aos cidadãos.

Totens oferecem acessibilidade

Para quem prefere o atendimento presencial, o Detran-MS também disponibiliza totens digitais instalados em agências da Capital e do interior do Estado.

 

Os equipamentos começaram a operar em agosto na Agência Geraldo Garcia, localizada no Shopping Pátio Central, em Campo Grande. Atualmente, são 30 unidades distribuídas pelos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina, Jardim, Naviraí e Aquidauana.

 

Além da emissão da Guia Flex, os totens oferecem recursos de acessibilidade, como navegação por comando de voz, tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ajuste de altura da tela para cadeirantes e modo de alto contraste para pessoas com baixa visão.

 

Os equipamentos também contam com formatação adaptada para condutores com dislexia. Todo o procedimento é acompanhado por uma assistente virtual com inteligência artificial, que orienta o cidadão durante a utilização dos serviços.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários