Projovem teve aula inaugural em Batayporã

Redação


A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Programa Projovem Adolescente, realizou a Aula Inaugural no dia 3 de fevereiro, marcando o início das atividades semanais do Programa, que se realiza no Centro de Referência de Assistência Social de Batayporã.

O evento contou com a participação de 32 adolescentes, os quais se mostraram muito motivados para participarem da jornada.

O Prefeito Edson Ibrahim, juntamente com a titular da pasta de Assistência Social, Claudia Ibrahim, o Vice-Prefeito Sr.º José Miguel; o Chefe de Gabinete Sr.º Salvador Pereira; a Coordenadora de Proteção Social Básica, Srtª Letícia Geovanni-Assistente Social estiveram presentes, assim como a Pastora Fátima, Psicóloga Karem Arabore (Palestrante), o diretor de teatro Germino Roz (Testemunho de Superação), as técnicas do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social- CREAS, integrantes do Conselho Tutelar e os Facilitadores de oficina que irão trabalhar com os adolescentes, Professor Antônio Roberto-Nevasca (prof. de Capoeira), Professor Jean Ricardo, de Educação Física.

Segundo a Educadora Social do Programa, a Pedagoga Maria de Lourdes da Silva (Lurdinha), a presença de todos é fundamental, principalmente para os adolescentes, que se sentem valorizados, já que são eles os protagonistas do evento. Lurdinha fez uma breve explanação do que é o programa e seu funcionamento, enfatizando que todos os adolescentes foram visitados. O Projovem Adolescente é um serviço sócio-educativo de proteção social básica, oferecido para adolescentes na faixa-etária de 15 a 17 anos, originários de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, vinculados ou egressos de programas e serviços de Proteção Social Especial. O Programa oferece um espaço de convivência social voltado ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisição para atuação no me io social e no mundo do trabalho. Orienta-se para incentivo à permanência do jovem na escola, o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário. Lurdes ainda ressaltou que a presença do Prefeito, Vice-Prefeito e Primeira Dama, é muito importante e que os mesmos têm dado todo apoio necessário para a obtenção dos objetivos do programa.

A Coordenadora do CRAS e técnica responsável pelo Programa, a psicóloga Tatiane Henrique deu as boas vindas aos adolescentes e fez votos de que aproveitem bem esta oportunidade que a vida lhes oferece. Entregou para um convite direcionado às mães dos adolescentes, convidando-as para participarem do Grupo de Mulheres com orientação psicossocial, denominado “MULHERES EM AÇÃO- LÍRIO DOS VALES”, cujas atividades acontecem nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS todas as quintas-feiras, às 14h00.

A Coordenadora de proteção Social Básica A.S Letícia Geovanni ressaltou a importância da participação dos adolescentes, pois assim eles terão mais oportunidades de conhecer as coisas boas da vida e se tornarem jovens participativos, assim garantindo o seu futuro.

A Secretária de Assistência Social e 1ª dama Sr.ª Claudia Ibrahim cumprimentou e agradeceu a presença de todos, e disse estar muito satisfeita com o desenvolvimento do programa no município, ressaltando que, a cada na, está aumentando o público e isso é muito importante para o desenvolvimento do adolescente e do Município.

O jovem Germino Roz enriqueceu o evento com um belo Testemunho de Superação, relatando a sua história de vida desde a infância. Foi um momento de grande emoção e incentivo para os adolescentes. Germino enfatizou principalmente que ele tem muito orgulho em ter feito parte dos programas sociais Peti e Agente Jovem, pois foi através destes programas que ele aprendeu como conquistar seu espaço na sociedade, hoje é um excelente profissional na área da cultura. Com ator e diretor teatral tem realizado várias apresentações dentro e fora do município, com muito sucesso. Ele ainda enfatizou a importância dos estudos nas nossas vidas.

A psicóloga Karen Arabore palestrou sobre o tema: MOTIVAÇÂO. Apresentou uma dinâmica com o objetivo de despertar nos jovens a fé em si mesmos e em suas potencialidades, pois é através das tentativas que os sonhos se realizam. No término ela apresentou o vídeo “OS MELHORES DO MUNDO- JOSEPH CLIMBER” focando a motivação e a superação.

Já o prefeito Edson Ibrahim parabenizou todo o grupo pelo trabalho prestado durante os anos anteriores e disse da certeza que tem de que, em 2012, será ainda melhor. Ele ainda ressaltou que é muito importante o comprometimento dos adolescentes e seus familiares com o programa, pois dessa forma com certeza terão um futuro brilhante e quem sabe futuramente ocupando um espaço no meio político.

Assessoria de Imprensa

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!