Livro reúne histórias reais para falar sobre amor e separação

Da Redação


Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking das maiores taxas gerais de divórcios do país, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2013. Desde 2008 o Estado oscila entre a segunda e a quarta colocação nessa estatística, e foram esses números que despertaram a atenção de Luzia Gonçalves, e fizeram com que o tema se transformasse no livro “Crescer, casar, separar... e agora?”, que será lançado na próxima terça-feira (23) às 19h no Fran’s Café.

“Eu queria descobrir o que estava acontecendo, por que as pessoas estavam se separando, então resolvi escrever um livro. Selecionei pessoas de perfis variados para as entrevistas, homens e mulheres de idades diferentes, e me inclui nesse hall, porque conto também a minha história”, relata a escritora. Luzia encarou o desafio de contar histórias reais sobre os problemas enfrentados em um relacionamento a dois e o drama da separação, e espera que ele ajude tanto solteiros quanto casados e divorciados a identificar os erros que as pessoas cometem para não cometê-los também.

“Não é um livro com aspectos psicológicos nem de auto-ajuda, mas um livro que relata histórias de vida, e com elas você pode aprender, refletir sobre alguma coisa”, define. Cada um dos relatos tem suas particularidades, sejam as pequenas brigas e desencontros do dia a dia ou a violência e o assédio moral. E o fim de cada uma é também diferente, pois enquanto uns decidiram dar uma segunda chance ao casamento, outros encontraram novos amores ou aprenderam a valorizar sua individualidade. “Todas essas histórias me deram base pra enxergar um novo relacionamento, com novas atitudes”, conta Luzia.

Falta de parceria e de confiança são alguns dos principais motivos de divórcios
Dentre os diversos erros presentes nas histórias que compõe o livro, Luzia lista a falta de parceria, a perda da confiança e os problemas na área sexual como os mais comuns. Já o conselho para quem passa por uma separação é apenas um, o perdão.

“Quem dera existisse uma fórmula pra gente lidar com términos de namoro, de casamento, mas a grande verdade é que não existe fórmula alguma. O ponto chave é o perdão, porque quando a gente perdoa não só liberamos o outro, na verdade a gente é que acaba se libertando”, define.

Serviço
O lançamento do livro “Crescer, casar, separar... e agora?”, escrito pela jornalista Luzia Gonçalves e publicado pela Life Editora, será realizado na próxima terça-feira (23), às 19h, no Fran’s Café, localizado na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro de Campo Grande. A entrada é gratuita, e haverá sessão de autógrafos com a autora. O livro será vendido na ocasião por R$ 29,90.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!