Ministro garante a Delcídio verba para centro de diagnóstico de câncer em Nova Andradina

Redação


O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) obteve do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a garantia de que o governo federal vai liberar ainda este ano os recursos necessários a implantação de um centro de diagnóstico precoce de câncer em Mato Grosso do Sul.

O projeto envolverá inicialmente 39 municípios da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema, e prevê a construção de um centro de triagem em Nova Andradina e a montagem de uma unidade móvel quer percorrerá as duas regiões, onde vivem hoje 726 mil habitantes. Em ambas as unidades – fixa e móvel - serão instalados equipamentos capazes de realizar exames preventivos de vários tipos de cancer, entre eles os de mama, cólo de útero, pele e próstata. O investimento total nas duas unidades chega a R$ 12 milhões, que virão de uma emenda de Delcídio, incluída no Orçamento da União de 2012.

“Com o sinal verde do ministro vamos batalhar agora para concluir o projeto e correr através da liberação da verba no Ministério da Saúde”, afirmou o senador. durante a inauguração da ala de pediatria do Hospital do Câncer de Barretos (SP), um dos maiores centros de prevenção, tratamento e pesquisa da doença na América Latina. Delcídio foi a Barretos para participar do evento e conversar com o ministro Padilha e o diretor geral do hospital, Henrique Prata, que está dando o suporte necessário a implantação do centro de triagem em Mato Grosso do Sul.

“A idéia é utilizar o centro de triagem como porta de entrada no sistema. As duas unidadades servirão como base para campanhas de conscientização da população sobre a necessidade de se fazer regularmente os exames preventivos, além de disporem de equipamentos para a realização de mamografias, papanicolau (prevenção do câncer do cólo de útero), PSA e toque retal (próstata) e o exame clínico do câncer de pele. A medida que os casos forem sendo dianósticados, os pacientes serão encaminhados para outros locais de tratamento. Os casos mais simples irão para hospitais já existentes ou em construção nas cidades de Dourados e Campo Grande, que , por sua vez, receberão suporte financeiro para os procedimentos. Os mais complexos continuarão sendo encaminhados para Barretos . Tudo isso será feito com recursos do Sistema Único e Descentralizado de Saúde , o SUS, sem nenhum custo para o paciente“, explicou o senador.

De acordo com Henrique Prata, o Hospital do Câncer de Barretos atende hoje 70 por cento dos novos casos de câncer detectados em Mato Grosso do Sul.

“O problema é que , na maioria das vezes, por falta de diagnóstico precoce, muitos pacientes chegam aqui com a doença em estágio avançado, com menores chances de cura e custo alto de tratamento. Em função disso, temos estimulado as autoridades de saúde e oferecido assistência técnica para implantar centros de triagem em diferentes pontos do país, como já fizemos na Bahia, em outras regiões do estado de São Paulo e faremos agora em Mato Grosso do Sul”, revelou Prata. O Hospital do Câncer de Barretos atende diariamente 3.500 pacientes de todo o Brasil, com a realização de exames preventivos, quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas. Tudo isso é financiado pelo SUS. O hospital dispõe de um avançado centro de pesquisa no qual trabalham cientistas e médicos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Espanha, além de vários países da América Latina.

Assessoria
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!