Servidoras promovem devolução de terrenos recebidos do Programa 'Casa para Todos'

Assessoria


O Prefeito José Gilberto Garcia, ao implantar o Programa “Casa para Todos”, teve aprovado pela Câmara o projeto que instituiu regras e requisitos para os beneficiados.


O Programa conta com várias etapas, sendo uma delas, a doação de terrenos do Núcleo Habitacional dos Servidores Públicos, onde a municipalidade pode contribuir para que os que prestam serviços aos órgãos federais, estaduais e municipais, pudessem se beneficiar, mas teriam prazo determinado em lei, pra o início e término das suas casas.

Muito embora todos tivessem o desejo de conseguir realizar o seu sonho, nem todos conseguiram. 

O Prefeito José Gilberto Garcia, em suas falas, tem enfatizado que o Governo Federal propôs quando do lançamento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, e outros do setor habitacional, que haveria financiamentos para os que quisessem construir suas residências. “Eu mesmo recebi algumas planilhas, com simulações de crédito para financiamento da casa própria, extremamente atrativos, e em condições para que todos pudessem pagar. Noentanto, este ano, a Presidente Dilma mudou as regras e tem sido muito difícil conseguir estes financiamentos”. O Prefeito explica ainda que, não se pode mais garantir financiamento através dos bancos oficiais onde não pré exista a pavimentação, a iluminação, água e esgoto, o que inviabiliza a maioria dos loteamentos.

E, neste dia 1º de agosto, motivadas pela impossibilidade absoluta de conseguir estes financiamentos, três servidoras da Câmara Municipal, estiveram no Gabinete do Prefeito Gilberto Garcia, para devolver os terrenos que haviam ganho.

“Não podemos construir, porque não conseguimos o financiamento, nas bases que podemos pagar”, disse a servidora Edna Valéria Diniz da Mota. “Com muita tristeza, mas cumprindo o nosso dever de cidadãs, aqui estamos, agradecendo sua boa vontade, mas temos que devolver o terreno que tanto sonhamos”, disse ela.

Valéria estava ainda acompanhada das duas colegas de Câmara, Adriana Lopes dos Santos e Rita de Cássia C. C. Timóteo, as quais haviam sido contempladas com lotes no Núcleo dos Servidores Públicos.

Realmente entristecido e comungando do pesar das servidoras, o Prefeito agradeceu pelo gesto. “Reconheço a lisura do seu comportamento, e mais do que isto, vejo no seu exemplo, as verdadeiras cidadãs, servidoras do povo, que demonstram a seriedade, transparência e honestidade, quando nos devolvem os terrenos”, disse o Prefeito.

Acompanhadas do Vereador Zé Bugre, a quem pediram orientação, quando decidiram devolver os terrenos, as servidoras ainda esclareceram que, embora o desejo imenso de possuir suas casas, não poderiam se furtar de cumprir com o dever imposto pelas regras do Programa. “Lamentamos demais, mas o que o Governo Federal tem imposto aos que necessitam de financiamento, é injusto, e inviabiliza de fato, a todos os que querem sair do aluguel, tendo uma casa própria para abrigar sua família”, disse Rita de Cássia.

Por sua vez, Adriana voltou a agradecer o Prefeito Gilberto, não apenas pela doação mas por entender a situação e receber de volta os terrenos doados.

O Prefeito aproveitou o ensejo para reafirmar que tem tido conhecimento de que algumas pessoas estão tentando comercializar os terrenos ganhos. Alertou então que “vamos utilizar os instrumentos legais para que a lei seja cumprida e os que vierem a adquirir de forma fraudulenta, os terrenos, terão que arcar com as responsabilidades, tanto quanto os que comercializarem. E o exemplo de vocês – disse ele às servidoras, é digno de elogios. Cumprem o dever social de nos devolver, para que possamos repassá-los a outros interessados e que tenham as condições de cumprir as exigências contratuais”, disse ele.

Para o Vereador Zé Bugre, “as nossas colegas de Câmara nos pediram ajuda, para que pudessem devolver os terrenos e eu orientei para que fizessem uma declaração de devolução, onde anunciam as suas razões e assim, o Executivo poderá beneficiar outras pessoas”, disse ele, também elogiando a atitude das colegas servidoras da Câmara.

“Que o exemplo de Valéria, Rita e Adriana seja seguido por todos os que não tiverem condições de construir suas casas. E hoje, sinto-me orgulhoso e feliz, porque tivemos a confirmação de que existem pessoas honestas, cumpridoras dos seus deveres e que nos estimulam a continuar buscando meios de beneficiar a nossa comunidade”, concluiu o Prefeito.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!