Mulher trabalha 10 horas a mais do que o homem

Redação


Semanalmente, as mulheres dedicam dez horas a mais do que os homens aos serviços domésticos, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado na última quarta feira (23), com base em dados de 2009. As mulheres passam, em média, 26,6 horas por semana realizando afazeres domésticos enquanto os homens despendem 10,5 horas semanais.

Mesmo empregadas, as mulheres trabalham dez horas a mais do que os homens que estão sem emprego: elas chegam do trabalho fora e ainda passam 22 horas no serviço de casa; eles só dedicam 12,7 horas da semana para a casa, mesmo desocupados. São apenas três horas a mais do que eles dedicam quando estão empregados (9,5). As mulheres, quando desempregadas, têm uma jornada de 29 horas por semana em casa, sete a mais.

“(Os afazeres domésticos) são atividades muito fortemente atribuídas às mulheres. Assim, não importa se a mulher tem uma alta renda, se é considerada chefe de família, se está ocupada: ela sempre gastará mais tempo com afazeres domésticos do que os homens nas mesmas posições”, diz o estudo. A pesquisa mostra ainda que 90% das mulheres fazem trabalho de casa, enquanto entre os homens a participação média é de 50%. Apesar da diferença, entre 1995 e 2009, a participação e o número de horas trabalhadas por semana pelas mulheres em casa caiu, enquanto que a dos homens subiu.

Siga o Jornal da Nova pelo Twitter
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!