O governador André Puccinelli (PMDB) tenta nova investida a fim de impedir a candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) à Prefeitura de Campo Grande.
A maior preocupação do governador é com os votos que Azambuja deve tirar do candidato do PMDB, deputado federal Edson Giroto, uma vez que o tucano sempre fez parte de seu grupo político.
André marcou encontro com Azambuja em Brasília, com quem deve tratar sobre o processo sucessório da Capital.
Há dias, o governador havia declarado à imprensa que não iria mais procurar o deputado para discutir eleições. No entanto, voltou a ligar para o tucano ontem para agendar novo encontro.
A ideia de André é reeditar a aliança pela qual o PMDB saiu-se vitorioso em sucessivos pleitos, incluindo sua primeira eleição para prefeito da Capital, a reeleição e as duas de Nelsinho Trad, além de sua ascensão ao governo do Estado.
Os dois grupos políticos ainda são aliados em nível de governo estadual, mas adversários na disputa pela prefeitura da Capital.
No começo deste mês, André havia desistido de procurar os tucanos devido à posição irredutível de Azambuja de manter a sua pré-candidatura à sucessão de Nelsinho Trad. Apesar do assédio, o candidato tucano continua articulando o fortalecimento de sua chapa, a qual já teria de três a quatro partidos comprometidos com a sua candidatura.
O comando regional do PSDB, inclusive, já começou a traçar estratégia de atuação na mídia, durante o programa eleitoral de rádio e televisão que irá ao ar a partir de agosto, trazendo de fora experientes marqueteiros da campanha do senador Aécio Neves, pré-candidato do partido à Presidência da República em 2014.
O PSDB usará justamente a propaganda eleitoral como principal arma na tentativa de chegar à prefeitura de Campo Grande.
Além de possuir um dos melhores espaços para mostrar suas propostas na propaganda eleitoral, Azambuja aposta no apoio de outros partidos para ampliar o tempo em que divulgará seu plano de governo.
Apesar disso, o tucano mantém silêncio sobre quais partidos já teriam fechado questão em torno de sua candidatura.
Por enquanto, além de Azambuja e Giroto, são pré-candidatos o deputado federal Vander Loubet (PT), os vereadores Athayde Nery (PPS) e Marcelo Bluma (PV), o empresário Antonio João Hugo Rodrigues (PSD), o deputado estadual Alcides Bernal (PP), o professor Sidney Melo (PSOL) e Iara Costa (PMN).
Em suas mais recentes entrevistas, Azambuja tem colocado que duas de suas prioridades para a Capital são o aumento da transparência dos gastos municipais e a implementação de uma gestão pública eficiente.
Rompido com os aliados, Azambuja promete ir para a campanha avalizado pela cúpula nacional do PSDB, que determinou o lançamento de candidatos próprios nas capitais e nas principais cidades visando fortalecer o nome do presidenciável tucano à sucessão da presidente Dilma Rousseff em 2014.
O Progresso
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





