Fórum de Batayporã repensou problemas da pessoa com Deficiência

Assessoria


De acordo com os participantes do I Fórum da Pessoa com Deficiência, realizado em Batayporã, os temas apresentados foram de real importância.

O Centro de Convivência do Idoso ficou lotado no dia 25 de maio, durante todo o dia, quando foram discutidos os temas relacionados com “Um olhar por meio da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”.

A Banda Municipal José Chambó Ruiz apresentou-se com o Hino do Município e mais duas músicas e em seguida, as autoridades foram convidadas a formar a plataforma de honra. O Prefeito Edson Ibrahim, o Presidente da Câmara Jorge Takahashi, a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Cláudia Ibrahim, além da presidente da APAE Iracy Rocha de Oliveira e a Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Ao cumprimentar os presentes Edson Ibrahim falou da importância de se trabalhar em sociedade, com parcerias, para beneficiar todos os portadores de necessidades especiais. Lembrou que em Batayporã, há exemplos dignos de nota, como o trabalho desenvolvido pela APAE.

A Assistente Social Iracema Inoue realizou a palestra magna, que teve como tema o mesmo do Fórum, quando ressaltou que não é possível elaborar uma política pública sem ouvir a pessoa com deficiência, para verificar suas necessidades e comentou sobre os quatro eixos que foram trabalhados durante o dia.

Os alunos Marcielle Martins de Lima e João Antônio Pereira Alves, da APAE, fizeram uma emocionante apresentação cultural, através da música Campeão Vencedor, da cantora Jamily.

Já em Mesa Redonda, formada pela Sra. Suzana Maria Blasque Mateus, o Comandante Sgto. Ansermo Tolotti, a Psicóloga Iracema Battistetti e a Sra. Tânia Noronha Cunha, houve a discussão sobre o primeiro eixo com o tem: Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional, sob a coordenação da Sra. Suzana.

O segundo eixo teve o tema: Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia Adequada, o qual foi abordado pelo Comandante Anselmo Tolotti.

A Psicóloga Iracema assumiu a coordenação quando o tema foi Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses, que formou o terceiro eixo.

O quarto e último eixo teve a coordenação da Sra. Tânia, com o tema: Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequada.

Após o almoço, no retorno aos trabalhos, os alunos da APAE Ademir Aparecido dos Santos e Ivone Aparecida Silva Nascimento realizaram uma segunda apresentação cultural. O público então foi dividido em grupos que elaboraram as propostas, as quais foram lidas em plenária e alteradas, conforme as necessidades.

Os delegados foram escolhidos sendo eles: Não Governamentais: Thiago Cordeiro Monteiro e suplente Iracy Rocha de Oliveira.

Governamentais: Sônia Nantes de Lima e suplente Samuel Silva Macedo.

A organização do evento foi primorosa e de acordo com os participantes, os trabalhos transcorreram de forma a atender os objetivos, indo além no envolvimento da comunidade, que participou de forma efetiva, sendo que as propostas que foram elencadas, significam realmente o que há de mais necessário, urgente e essencial para a pessoa portadora de deficiência. A coordenação do evento foi da Secretaria de Assistência Social de Batayporã.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!