Carreira internacional: aprender inglês pode te impulsionar no mercado de trabalho

Para quem busca uma remuneração melhor, aprender um novo idioma deixa de ser um diferencial e se torna uma obrigação profissional

Da Redação


Você provavelmente já sabe que aprender outros idiomas serve de porta de entrada para novas oportunidades no mundo profissional. Contudo, é necessário pensar além e ter em mente que isso não se limita somente ao mercado brasileiro, mas ao internacional como um todo. Profissionais qualificados que sejam fluentes em outras línguas são altamente valorizados ao redor do globo, então fazer esse investimento em si mesmo sempre valerá a pena.

O inglês é o idioma mais falado do mundo, não por ser a língua materna de diversos países, mas, sim, porque é o dialeto que as pessoas mais procuram aprender. Em quase todas as nações ao redor do globo, o idioma utilizado para se comunicar com os turistas sempre é o inglês, então acaba sendo a alternativa mais universal. Por isso, quem está buscando se expandir no mercado de trabalho deve começar aprendendo mais sobre.

Além do fator globalizado, o inglês é a língua nativa de países bem atrativos para se construir uma carreira profissional, dentre eles Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Muitos desses lugares sofrem com a falta de profissionais qualificados para determinadas funções, por isso não é incomum encontrar oportunidades de trabalho para estrangeiros. Essas vagas são divulgadas pela internet e o processo seletivo é semelhante aos nacionais, envolvendo entrevistas, provas e dinâmicas de grupo.

Contudo, é de se esperar que toda a comunicação dessas empresas seja realizada em sua língua nativa, então quem não fala inglês em nível de conversação acaba perdendo a oportunidade. O tempo de estudo para alcançar esse patamar varia muito, dependendo do formato do curso, da frequência das aulas e do esforço do próprio aluno dedicado ao aprendizado. A boa notícia é que não se trata de um dos idiomas mais difíceis de aprender, então em apenas um ano já é possível alcançar um nível avançado, caso estude em um regime intensivo.

O primeiro passo é procurar cursos de inglês em Volta Redonda ou cidades mais próximas de você. É comum que essas instituições de ensino ofereçam modalidades mais rápidas (mas que também exigem mais do aluno), então escolha o formato que atenda melhor às suas necessidades. Para quem tiver oportunidade, os intercâmbios também ajudam imensamente no aprendizado de um novo idioma, além de proporcionar a chance de ter convívio total com pessoas que falam de forma nativa.

Independentemente do método, aprender inglês e qualquer outra língua sempre será algo muito bem-vindo para sua evolução profissional.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!