Dicas para quem vai fazer sua primeira viagem internacional

60% dos brasileiros sonham em viajar para o exterior, segundo pesquisa da Wise; se você vai fazer esse sonho se tornar realidade, confira este guia básico de viagem

Da Redação


Se você sonha em conhecer outro país, saiba que essa experiência vai agregar positivamente na sua vida profissional e pessoal. Além de estar em um momento de lazer e diversão, conhecer outro país nos coloca frente a outras culturas, novos mercados e novas informações, o que ajuda na nossa visão mais macro sobre as coisas.

Mas ir para outro país exige alguns procedimentos, como emitir passaporte e mais. Confira a seguir dicas para você, que vai fazer uma viagem internacional.

Documentos necessários

Ir a outro país demanda alguns documentos. O principal deles é o passaporte. Nem todos os países exigem passaporte, como é o caso da maioria dos países da América Latina. Mas, para ir a outros continentes, sim, é preciso. 

Além de emitir esse documento, é necessário tirar o visto. Isso é feito na embaixada ou consulado do país. Alguns países também exigem carteira vacinal. Portanto, é preciso checar quais as vacinas pedidas para turistas no país de destino.

Orçamento

Viajar para outro país pode trazer mais gastos do que viagens nacionais. Por isso, planejamento é tudo. E o primeiro passo do planejamento é a definição do seu orçamento. Quanto você poderá gastar com essa viagem?

Calcule gastos com: passagens (ida e volta), transporte, alimentação, passeio, dinheiro, reserva para emergências e hospedagem. Pensando nas suas possibilidades financeiras, será mais fácil planejar os detalhes e fazer com que a viagem seja do jeito que você sonhou.

Conheça o destino

Antes de chegar ao seu destino e se surpreender com características culturais ou ter grandes imprevistos, pesquise sobre o seu destino.

É importante que você saiba sobre a moeda local, como anda a economia por lá e se o país está passando por algum momento atípico. 

Saber da cultura do local também ajuda a se preparar para o que vai encontrar em termos de alimentação, lazer e programação a se fazer. 

Nesta etapa, utilize a internet a seu favor. Inclusive, no YouTube, há muitos canais dedicados a viagens internacionais, em que brasileiros gravam seu dia a dia em diferentes países ao redor do mundo. Colhendo essas informações, você saberá melhor o que te espera.

Segurança

Estar em um país desconhecido exige redobrar nossa atenção. Os seguros são algumas das melhores formas de lidar com a segurança. Há seguros de viagem internacional com diferentes preços e coberturas, como assistência médica hospitalar, farmacêutica, repatriação e mais. 

Além da segurança física e com seus pertences, faz parte da segurança estar com um dinheiro reserva, para emergências. Alguns incidentes podem ser resolvidos com um dinheiro a mais. Aqui, vale ter dinheiro em cédula do país de destino, e não apenas cartões e meios digitais. 

Ter uma conta internacional também facilita nas transações e facilita as operações de câmbio e as compras no país de destino.

Malas e objetos necessários

Preparar a mala para ir a outro país exige mais planejamento. É preciso levar todos os itens necessários para o seu dia a dia e também aquilo que as condições do país demandam. Como em países frios, as roupas de inverno devem ser maioria. No caso de países mais quentes, roupas mais leves são mais importantes. 

Contudo, é sempre bom estar prevenido e levar peças alternativas, isso porque, mesmo que você esteja em um local frio, pode ser que em determinados dias o clima mude completamente, e você deve estar preparado. Itens de saúde, higiene pessoal e objetos úteis para organizar seus pertences não podem ser esquecidos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!