Para além do Dia de los Muertos: conheça a cultura e as paisagens do México

País tem territórios protegidos pela Unesco e culinária reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Da Redação


O que o famoso ritual dos amantes da tequila “¡Arriba, abajo, al centro y adentro!”, a série de televisão Chaves e os nachos têm em comum? Todos são apenas uma pequena parte do vasto universo da cultura mexicana.

 

O famoso “Dia de los Muertos”, ou “Dia dos Mortos”, uma das datas fúnebres mais animadas já vistas no mundo, não pode deixar de ser citado. A essência do México, no entanto, não pode ser reduzida ao que se vê na mídia ou em locais temáticos inspirados no México.

 

A gastronomia mexicana, que vai além dos nachos e da guacamole, é nomeada pela The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Unesco também colocou sob sua proteção 35 locais no México. 

 

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura desse país que é tão ampla quanto as abas de um sombreiro, segue uma lista com alguns dos atrativos mexicanos que valem a pena ser conferidos ao vivo. 

 

Atrações culturais 

Muitas atrações do país são mais do que um lugar bonito para tirar fotos e carregam a história do povo mexicano. Para quem procura aliar entretenimento e informação, há pontos turísticos que trazem elementos modernos mesclados à cultura indígena. 

 

Tulum não deve ficar de fora da lista de quem procura esse tipo de passeio. Lá, é possível encontrar ruínas maias que abrigavam uma cidade murada habitada há 800 anos.

 

A cultura mexicana também acolhe diversas religiões, pois o país é considerado laico, ou seja, não tem uma religião oficial. Há diversas manifestações religiosas que se destacam pela beleza dos festejos, como o culto à Virgem de Guadalupe, santa padroeira do país. 

 

Em dezembro, multidões de fiéis e interessados em conhecer mais sobre o culto vão à Basílica de Guadalupe, homenageando a padroeira. Na ocasião, centenas de mariachis tocam e cantam Las Mañanitas, canção tocada para celebrar aniversários. 

 

Mariachi é o nome de um gênero musical do país, mas igualmente àqueles que tocam as músicas do estilo. Esses intérpretes se apresentam em grupos e usam roupas tradicionais do país, chamadas de trajes de charro. Os instrumentos também costumam ser tradicionais, como o pequeno violão chamado de Vihuela.

 

Quem quiser ter Mariachi como trilha sonora da viagem pode encontrar os músicos em locais como a Plaza Garibaldi, na Cidade do México. Esses artistas costumam se apresentar por lá, principalmente durante a noite. 

 

A música não é a única atração cultural, os mexicanos também se destacam na produção de artesanatos. Algumas dessas produções são as cerâmicas de barro negro, material que escurece ao ser cozido e resulta em produtos exóticos.

 

Produtos têxteis também compõem o artesanato mexicano e são usados para produção dos sarapes, vestimenta antiga e tradicional masculina, ou rebozos, que são espécies de lenços ou xales retangulares.

 

Também são produzidos objetos para momentos religiosos, como máscaras que representam vida, amor, religião e outros significados. 

 

Quando se fala em cultura, é preciso mencionar igualmente a culinária. A comida mexicana é conhecida em outros países principalmente por ser apimentada, mas algo que vale ser dito sobre ela é a respeito das raízes culturais que carrega. 

 

Os pratos do país foram influenciados principalmente por indígenas e espanhóis. Alguns representantes culinários do país são o feijão, burrito, tortilla, nachos, chili e enchiladas. 

 

Já as bebidas que representam o país são a tequila, a cerveza mezcal, o ron e a piña colada.

 

Paisagens

O México também é conhecido pelas belezas naturais, como as praias com areias brancas, águas claras e recifes de corais. Algumas delas são famosas pelas festas e pela vida noturna, enquanto outras são para quem procura locais mais isolados e com menos eventos.

 

Para quem deseja diversão e festas, um pacote de viagens para Cancún é uma boa recomendação. As praias de Cancún são famosos cartões-postais do México e inspiram aqueles que desejam tomar uns drinques ao pôr do sol. 

 

Na cidade, também é possível encontrar lojas com produtos de grife como joias, eletrônicos e roupas. O melhor de tudo é que o país conta com o esquema de pagamento Tax Free, retirando valores dos impostos nos preços ou devolvendo os valores dessas taxas no aeroporto.

 

A 70 km ao sul de Cancún, é possível encontrar a Playa del Carmen, que tem belas paisagens formadas por águas cristalinas e palmeiras. 

 

As praias mexicanas também são o destino ideal para praticantes de esportes como mergulho ou snorkeling. Isso ocorre na ilha de Cozumel, em Yucatán, graças às águas claras e à fauna diversificada. Os esportistas podem ver de perto tartarugas, peixes-papagaio e barracudas. 

 

Há também destinos como Acapulco para aqueles que pretendem começar o ano em terras mexicanas. O local é famoso pelas festas de Réveillon e pelo cenário de montanhas e mansões. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários