Cantora local espalha fake news contra Dr. Leandro e Justiça impõe remoção de publicação e retratação pública

Estratégia de tentar minar a campanha de Dr. Leandro espalhando fake news se repete

Da Assessoria


A disseminação de fake news nas eleições municipais de Nova Andradina parece não ter fim, e agora, a Justiça Eleitoral foi acionada mais uma vez. A cantora local Rafaela Amarilha, conhecida por apoiar a candidata Dione Hashioka (União Brasil), foi alvo de uma nova decisão judicial após compartilhar informações falsas contra o candidato a prefeito Dr. Leandro Fedossi, do PSDB.

Leia também

| Jornal Midiamax distorce fatos para associar candidato do PSDB à esquema de fake News

Coligação Unidos por Nova Andradina obtém mais uma vitória judicial contra Fake News envolvendo o Dr. Leandro

Advogado divulga fake news sobre pesquisas eleitorais nas redes sociais contra Dr. Leandro

Justiça obriga suspensão de novo vídeo com acusações falsas e descabidas contra Dr. Leandro

Justiça Eleitoral ordena suspensão de vídeo com acusações falsas contra o candidato Dr. Leandro

Rafaela, em vídeos publicados em suas redes sociais, repetiu uma acusação que já havia circulado anteriormente, afirmando que o PSDB estaria pagando R$ 50 para que mulheres participassem de uma passeata organizada pelo partido. A Coligação Unidos por Nova Andradina, que apoia a candidatura de Dr. Leandro, prontamente apresentou uma nova representação ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), que resultou na decisão favorável ao candidato.

O juiz eleitoral substituto, Antonio Adonis Mourão Júnior, sentenciou que a mensagem disseminada por Rafaela Amarilha ultrapassou os limites da liberdade de expressão, afetando diretamente a honra de Dr. Leandro e propagando informações sem qualquer fundamento. Assim como em decisões anteriores envolvendo outros casos de fake news contra o candidato, foi determinada a remoção imediata das publicações e a exigência de uma retratação pública por parte da cantora.

Rafaela Amarilha tem o prazo de 24 horas para cumprir a decisão judicial, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento.

Esse episódio é apenas o mais recente de uma série de ataques direcionados a Dr. Leandro, que lidera as pesquisas de intenção de voto na reta final da campanha. O candidato tem sido alvo constante de difamações nas redes sociais, mas se mostra confiante na justiça e no discernimento do eleitorado de Nova Andradina. "Confio no trabalho do TRE-MS no combate à desinformação e acredito que os eleitores saberão distinguir entre boatos mal-intencionados e a realidade dos fatos", afirmou Dr. Leandro em nota.

Na véspera das eleições, a onda de fake news acirra ainda mais a disputa política na cidade, mas as decisões judiciais indicam que a Justiça Eleitoral está atenta e atuante no combate à desinformação.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários