Donald Trump impõe tarifa de 25% a países que negociarem com o Irã

Presidente eleito dos Estados Unidos utiliza rede social para anunciar retaliação comercial imediata

Por Band


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma medida drástica que impacta diretamente o comércio global. Em publicação em sua rede social, o presidente estabelece que qualquer país que realize negócios com a República Islâmica do Irã passará a pagar uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais feitas com os Estados Unidos. A ordem, segundo a declaração, tem efeito imediato e é classificada como final e irrecorrível.

A decisão de Trump eleva a pressão diplomática e econômica sobre o regime iraniano, utilizando o poder de mercado norte-americano como ferramenta de coerção. Ao impor uma sobretaxa de 25%, o governo dos Estados Unidos força parceiros comerciais históricos a escolherem entre o mercado iraniano e o acesso preferencial à maior economia do mundo.

A medida anunciada por Donald Trump gera uma onda de incertezas nos mercados globais, especialmente para nações da Europa e da Ásia que mantêm relações comerciais com o Irã. A decisão pode afetar o Brasil, já que o Irã faz parte do BRICS, e em 2024 comprou mais de 3 bilhões de dólares em produtos e insumos brasileiros.

Trump não deu detalhes adicionais, mas a medida acontece em meio ao crescimento de tensões entre Washington e Teerã, após protestos no país que acontecem diante de forte repressão do regime iraniano e que já deixaram mais de 600 mortos.

Até o momento, órgãos de comércio internacional e representantes da União Europeia não se manifestaram oficialmente sobre mecanismos de contestação.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários