Vídeo: Dracco ouve funcionários de presídio onde policiais penais abonavam mordomias a custodiados

Departamento deflagrou Operação La Cadetral no último dia (6), em Ponta Porã

Da Redação


Nesta terça-feira (11), o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) realizou oitiva de 10 testemunhas relacionadas as apurações de irregularidades e crimes ocorridos na Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã. As testemunhas ouvidas são todos servidores públicos lotados no Presídio.

Leia também

| Dracco: Imagens mostram caminhonete carregada com bebidas entrando no presídio em Ponta Porã

Operação do Dracco prende 5 policiais penais na fronteira, que transformaram presídio em ''boteco''

 

No último dia (6), foi deflagrada a “Operação La Catedral", quando cinco policiais penais envolvidos em pelo menos 19 crimes, foram presos temporariamente, com prazo de cinco dias, tendo sido o prazo prorrogado por mais 5 em razão da importância para as investigações.

Naquela ocasião, o Dracco também realizou buscas nos imóveis dos policiais penais e na Unidade Penal. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, cerca de R$ 50 mil e elementos que podem ajudar nas investigações.

Os cinco policiais penais estão sendo investigados em 19 crimes, dentre eles organização criminosa, corrupção ativa e passiva, concussão, entrada de celular e de drogas no Presídio.

O Departamento também investiga a fuga de dois detentos, sob suspeita de participação dos agentes, mediante recebimento de propina.

Permanecem presos Carlos Eduardo Lhopi Jardim, ex-diretor da unidade prisional, João Xavier Martins Neto, Justo Aquino Navarro, Luiz Carlos Soto e Maicom Thomaz Corrêa de Alencar.

O nome da “Operação La Catedral” faz referência a Penitenciária "construída" na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!