Gilberto Garcia garante que Nova Andradina não terá construção de presídio

Declaração foi dada ao Jornal da Nova nessa segunda-feira (11)

Da Redação


O prefeito Gilberto Garcia (PL) afirmou ao Jornal da Nova na segunda-feira (11), que Nova Andradina não terá construção de novo presídio, como anunciado na vinda do Ministro da Justiça Flávio Dino, em Mato Grosso do Sul, que a “Cidade Sorriso” seria uma das contempladas na construção de um novo cárcere.

Leia também

| Vereadores propõem audiência pública para discutir construção de presídio em Nova Andradina

Hashioka sinaliza contra construção de presídio em Nova Andradina

 

Gilberto Garcia disse que conversou via telefone com o secretário da Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, onde alegou que quer ficar do lado da vontade da maioria da população.

Segundo o prefeito, ele acionou vereadores, comércios, empresários entre outras entidades, que foram unanimes em não aceitar a construção do novo presídio.

“Apesar de requisitos atendidos, como proximidade com aeroporto, fácil lotação de servidores, fácil logística de escoamento e recepção de presos de outras localidades e baixa solução de engenharia para a edificação da unidade, a construção não foi aceita por grande parte da população”, frisa Gilberto Garcia.

Para a população nova-andradinense, um dos problemas apontados como justificativa para ficar contra o projeto é o de que a instalação da unidade prisional supostamente contribuiria para o aumento de índices de violência no município e ainda afetaria na parte econômica que futuras empresas não investiriam mais em Nova Andradina.

A gestão municipal chegou a observar como é a realidade de outras cidades que têm presídios e viu que essas cidades não evoluíram economicamente.

A Câmara Municipal chegou a agendar uma audiência pública para tratar da construção, mesmo com a notícia dada pelo prefeito, não se posicionou se vai manter.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!