Ex-secretária e ex-subsecretária da Semcias são denunciadas por supostos desvios de cobertores

Ambas foram alvos da Operação Cobertor Curto deflagrada em 25 de julho de 2022

Da Redação


A ex-secretária Julliana Caetano Ortega e a ex-subsecretária Ana Kelly Pereira Clemente foram denunciadas pelo MPE (Ministério Público Estadual) por supostos desvios de cobertores. Ambas foram alvos da “Operação Cobertor Curto” deflagrada em 25 de julho de 2022, pela 1ª Promotoria de Justiça sob o comando do Promotor Paulo Henrique Mendonça de Freitas.

Leia também

| O que se sabe até agora da ''Operação Cobertor Curto''

Vídeo: Ministério Público investiga suposta irregularidade na aquisição de caixas de bombons pela Semcias

4 são ouvidos no Ministério Público sobre a ''Operação Cobertor Curto''

8 servidores são ouvidos no Ministério Público sobre investigação da ''Operação Cobertor Curto''

Após apurar irregularidades, Promotor faz recomendações para a Prefeitura de Nova Andradina

Exoneração livra Julliana Ortega de duas denúncias de assédio moral na Prefeitura de Nova Andradina

Prefeito exonera secretária e subsecretária investigadas por suposta fraude em licitação

Após operação, secretária e subsecretária vão ao Ministério Público em Nova Andradina

Após 7h de buscas, MPE e SIG deixam prédio da Prefeitura com farta apreensão de documentos e HDs

Ministério Público pede afastamento da Secretária e Subsecretária da Assistência Social de Nova Andradina

SIG faz busca e apreensão na Semcias e residências da secretária e subsecretária em Nova Andradina

 

Além delas, outras duas servidoras foram denunciadas, Fabiana Barbosa dos Santos e Luana Tayna Duarte. Uma ex-servidora também foi denunciada, Fernanda Regina Lopes Reis Giordano.

 As servidoras Luana Tayna Duarte e Fabiana Barbosa dos Santos - Foto: Redes sociais

Um sexto envolvido, membro da Igreja Assembleia de Deus Belém, que fazia parte da Associação Peixe Pão, também foi denunciado, foi identificado por Joel Pereira dos Santos.

Conforme apuração do Jornal da Nova, as suspeitas, Ana Kelly, Julliana Ortega e a servidora Luana, em comunhão de esforços e desígnios, praticaram o crime de falsificação de documentos públicos (lista de beneficiários), com o fim de dissimular os desvios dos cobertores.

 Joel Pereira dos Santos - Foto: Redes sociais

Já a servidora Fabiana Barbosa dos Santos, em tese, teria praticado o crime de falsidade ideológica junto com Julliana Ortega e Ana Kelly, em ofícios do Creas (Centro de Referência de Assistência Social).

Segundo o Ministério Público, Fernanda Giordano, Julliana Ortega e Ana Kelly, foram denunciadas pelo crime de peculato-desvio, pois em comunhão de esforços e desígnios, de forma livre e voluntária, cientes da ilicitude e reprovabilidade de suas condutas, desviaram em proveito próprio e alheio, bens móveis públicos (cobertores) adquiridos pelo município de Nova Andradina, que tinham a posse em razão do cargo público, bem como valendo-se da facilidade que lhes proporcionava a qualidade de funcionário público.

Segundo os elementos colhidos na investigação, o município de Nova Andradina adquiriu 500 cobertores para atender a população vulnerável, que deveriam ser distribuídos conforme a Lei Municipal, o que não foi feito, conforme aponta as investigações.

 Delegado Filipe Davanso e Promotor de Justiça Paulo Henrique durante a operação em julho de 2022 - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Joel Pereira foi denunciado junto com Julliana Ortega e Ana Kelly por falsificação de documento particular, consistente em requerimento da Associação “Peixe Pão”, da qual Joel era presidente à época dos fatos. Ele assinou documento no lugar de uma jovem onde ela teria recebido cobertores.

Ao todo, Julliana Ortega e Ana Kelly foram denunciadas em ao menos seis crimes, mais associação criminosa junto com Luana.

O Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas que conduziu as investigações, requereu junto ao Poder Judiciário o afastamento das servidoras, Fabiana Barbosa dos Santos e Luana Tayna Duarte, que são lotadas na Semcias.

A reportagem também apurou que 12 pessoas foram arroladas como testemunhas do caso.

 Operação Cobertor Curto foi deflagrada em 25 de julho de 2022 - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Operação Cobertor Curto

O MPE (Ministério Público do Estado) de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina, e com o apoio da Polícia Civil do município, deflagrou, na segunda-feira (25) de julho de 2022, a “Operação Cobertor Curto”, para cumprimento de mandados de busca e apreensão e aplicação de medidas cautelares diversas da prisão em desfavor das investigadas Julliana Ortega e Ana Kelly, secretária e subsecretária de Assistência Social do Município de Nova Andradina.

A investigação conduzida pelo Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas titular da 1ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina, teve como objetivo apurar supostas práticas de crimes contra a administração pública, entre elas fraude em licitação, peculato-desvio e falsificação de documentos públicos e particulares.

 Semcias foi alvo de buscas durante a Operação Cobertor Curto deflagrada em 25 de julho de 2022 - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Além das buscas na Semcias (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social), ocorreram buscas nas residências das investigadas e no depósito de materiais onde se encontravam os cobertores adquiridos pelo município que estavam sendo objeto de desvios.

A pedido do Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário aplicou às investigadas medidas cautelares diversas da prisão, proibindo-as de acessar quaisquer das repartições públicas do município.

“Cobertor Curto”

O nome da operação faz alusão à prática de tentar encobrir irregularidades cometendo-se outras.

Operação Cobertor Curto foi deflagrada pela 1ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina sob comando do Promotor Paulo Henrique - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!